How to download Paleontólogo Cástor Cartelle aborda os 50 anos da descoberta de Luzia, 1º fóssil humano das Américas in mp3?
Are you looking to download Paleontólogo Cástor Cartelle aborda os 50 anos da descoberta de Luzia, 1º fóssil humano das Américas by Rádio UFMG Educativa from Soundcloud
to MP3? Look no further! With our free Soundcloud Downloader tool, you can easily convert this
track into an MP3 file in just a few clicks.
About Paleontólogo Cástor Cartelle aborda os 50 anos da descoberta de Luzia, 1º fóssil humano das Américas
Paleontólogo Cástor Cartelle aborda os 50 anos da descoberta de Luzia, 1º fóssil humano das Américas is a Entrevista song with a duration of 30 minutes and 2 seconds.
Originally released on 5/8/2024, this song
produced by
Rádio UFMG Educativa
has been played
20 times on soundcloud.
Popularity of Rádio UFMG Educativa's track
Paleontólogo Cástor Cartelle aborda os 50 anos da descoberta de Luzia, 1º fóssil humano das Américas on soundcloud received
0
likes and being reposted 0 times.
Additionally, the track has sparked engaging discussions, with
0 comments published by avid listeners.
Description
Nesta quarta-feira, 8 de maio, o paleontólogo do Museu de História Natural da PUC Minas e professor aposentado do Instituto de Geociências da UFMG Cástor Cartelle Guerra conversou com a apresentadora Luiza Glória, no programa Conexões.
O professor destacou a importância da descoberta do fóssil de Luzia no Brasil, há 50 anos. Além da arqueóloga francesa responsável por liderar as escavações que encontraram os primeiros ossos em 1974 e o crânio no ano seguinte, o convidado ressaltou como nomes importantes nos estudos dos fósseis André Prous, da UFMG, e Walter Neves, da USP, mas mineiro, o responsável pela escolha do nome Luzia.
Ele detalhou as duas correntes teóricas para as origens de Luzia, o que envolve uma questão política. Uma delas defende que a mulher teria traços negróides, o que daria primazia aos povos negros na povoação do continente. A outra, mais recente, argumenta que ela teria traços ameríndios, semelhantes aos indígenas botocudos atuais, dando destaque aos povos originários na povoação do território.
O paleontólogo contou como Luzia se tornou símbolo da época em que o homem conviveu com animais extintos, por meio da reconstituição de outros 30 crânios encontrados em Pedro Leopoldo por Peter Lund, pois antes disso os arqueólogos não acreditavam que essa convivência era possível. Além de comentar o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018, o professor Cartelle falou da réplica do crânio que está no Museu da PUC Minas e que só pôde ser feita porque a cópia foi enviada para a instituição no dia anterior ao incêndio.