How to download Gaza: Doutor em Direito Internacional Wiliander Salomão aborda situação do conflito Israel x Hamas in mp3?
Are you looking to download Gaza: Doutor em Direito Internacional Wiliander Salomão aborda situação do conflito Israel x Hamas by Rádio UFMG Educativa from Soundcloud
to MP3? Look no further! With our free Soundcloud Downloader tool, you can easily convert this
track into an MP3 file in just a few clicks.
About Gaza: Doutor em Direito Internacional Wiliander Salomão aborda situação do conflito Israel x Hamas
Gaza: Doutor em Direito Internacional Wiliander Salomão aborda situação do conflito Israel x Hamas is a Entrevista song with a duration of 30 minutes and 7 seconds.
Originally released on 1/24/2024, this song
produced by
Rádio UFMG Educativa
has been played
0 times on soundcloud.
Popularity of Rádio UFMG Educativa's track
Gaza: Doutor em Direito Internacional Wiliander Salomão aborda situação do conflito Israel x Hamas on soundcloud received
0
likes and being reposted 0 times.
Additionally, the track has sparked engaging discussions, with
0 comments published by avid listeners.
Description
Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, o pós-doutor, doutor e mestre em Direito Internacional pela PUC Minas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor de Direito Internacional na Universidade de Itaúna e autor de livros sobre as Nações Unidas, sobre os Emirados Árabes e sobre conflitos entre palestinos e israelenses, Wiliander Salomão, conversou com a apresentadora Luiza Glória, no programa Conexões.
O professor relembrou das origens do conflito que chama atenção da comunidade internacional quando aumenta o nível de violência, destacando que o surgimento do Hamas, em 1987, trouxe outra dimensão à questão, uma vez que o movimento prega em sua carta de fundação a destruição do estado de Israel. O convidado enfatizou que o grupo não representa a o povo palestino, lembrando a existência da Autoridade Palestina, reconhecida por diversos países, que inclusive é um estado observador das Nações Unidas desde 2012. O Hamas não reconhece a AP e a afastou de Gaza, o que justificou a postura de Israel que considera o grupo terrorista.
De acordo com o especialista, o Hamas aproveitou um momento de fragilidade e grave crise interna do governo de Benjamin Netanyahu, que enfrentava protestos após ter enfraquecido o poder judiciário em seu país. Assim, o movimento fez o ataque de 7 de outubro já prevendo o revide exagerado para justificar seus atos em nome da questão palestina com a qual eles não estão preocupados. Já Netanyahu tem interesse em continuar a guerra para desviar o foco da crise interna do país. Salomão acredita que é muito difícil Israel acabar com o Hamas como promete, uma vez que o grupo é muito forte e tem ramificações em outros países, ao mesmo tempo que o primeiro-ministro israelense não vai ceder e aceitar um acordo. O que se espera, conforme o professor, é que a situação seja controlada após a queda do atual governante de Israel e posse de seu sucessor.
Sobre a denúncia da África do Sul, com apoio de Brasil, Colômbia e outros, de que Israel estaria cometendo genocídio em Gaza na Corte Internacional de Justiça em Haia, o professor defendeu tanto o país quanto o Hamas estão cometendo genocídio e crimes de guerra e ambos devem ser punidos. O Hamas não é um estado, mas tem líderes conhecidos e essas pessoas poderiam ser denunciadas no Tribunal Penal Internacional, também sediado na cidade holandesa, que julga indivíduos. Como dica para entender melhor o conflito entre Israel e Hamas e como ele envolve países como Líbano, Irã, Iêmen e vários outros do Oriente Médio, entender a geografia da região por meio dos mapas.