How to download 5 anos do crime da Vale em Brumadinho: Klemens Laschefski, da UFMG, condena demora na reparação in mp3?
Are you looking to download 5 anos do crime da Vale em Brumadinho: Klemens Laschefski, da UFMG, condena demora na reparação by Rádio UFMG Educativa from Soundcloud
to MP3? Look no further! With our free Soundcloud Downloader tool, you can easily convert this
track into an MP3 file in just a few clicks.
About 5 anos do crime da Vale em Brumadinho: Klemens Laschefski, da UFMG, condena demora na reparação
5 anos do crime da Vale em Brumadinho: Klemens Laschefski, da UFMG, condena demora na reparação is a Entrevista song with a duration of 33 minutes and 23 seconds.
Originally released on 1/25/2024, this song
produced by
Rádio UFMG Educativa
has been played
33 times on soundcloud.
Popularity of Rádio UFMG Educativa's track
5 anos do crime da Vale em Brumadinho: Klemens Laschefski, da UFMG, condena demora na reparação on soundcloud received
0
likes and being reposted 0 times.
Additionally, the track has sparked engaging discussions, with
0 comments published by avid listeners.
Description
Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o pesquisador do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG (GESTA) e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade (IGC), Klemens Laschefski conversou com a apresentadora Luiza Glória, no programa Conexões.
Nesses 5 anos do rompimento da barragem B1 Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, o professor destacou que o melhor termo para descrever o episódio é desastre sociotécnico, que envolve os sistemas ambiental e jurídico. Para ele, ambos não dão condições para garantir os direitos das principais vítimas. O pesquisador lembrou que Mariana e Brumadinho são os piores eventos, mas Minas é uma das regiões que tem mais rompimentos de barragens no mundo porque o licenciamento ambiental no estado privilegia os lucros e, assim, é o local mais procurado pelas empresas.
Laschefski também ressaltou que o licenciamento abre a possibilidade de aprovar projetos com erros. Eles são identificados, mas não são impedimento para atividade minerária, o que coloca a população do entorno e o meio ambiente em sério risco. No caso específico de Brumadinho, o pesquisador apontou a permissão da justiça para que a Vale participe das decisões sobre a reparação, o que causa demora e um grande desgaste dos afetados que tem que negociar com a própria empresa que causou o rompimento da barragem. O professor abordou ainda seu trabalho de campo com as comunidades atingidas e afirmou que não há como fazer mineração sustentável nos moldes como trabalha a Vale, a Anglo American e outras de grande porte.